05 FEV 2021
Ampla promove em Araxá o 1º Encontro Gestão Municipal Integrada
O evento aconteceu no Teatro Municipal com todos os cuidados em relação à Covid-19

Na manhã de ontem, quinta-feira (4), aconteceu o 1º Encontro Gestão Municipal Integrada no Teatro Municipal de Araxá.  O evento obteve a autorização da Vigilância Sanitária devido às medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19. O teatro que recebeu o evento tem capacidade para 300 pessoas, mas teve ocupação máxima de 100 pessoas. Estavam presentes 15 prefeitos da região, além de presidentes de câmaras, vereadores, assessores e profissionais técnicos das procuradorias e controladorias dos municípios.

Entre os temas tratados estão “O papel de controle social pelas ouvidorias públicas”, “Integridade e as novas tendências de administração pública municipal” e “Diálogo de controle interno com o Ministério Público”.

Coube ao presidente da AMPLA (Associação dos Munícipios da Microrregião do Planalto de Araxá) e atual prefeito do município de  Pratinha, John Wercollis de Morais,  abrir o evento, oportunidade em que falou sobre o objetivo do encontro: “Nesse encontro buscamos qualificar as prefeituras no momento da prestação de contas para que não ocorram erros que possam prejudicar os prefeitos”.

Entre os participantes, estava o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Mauro Flavio Brandão, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores e do Instituto de Defesa, Cidadania e Transparência que explicou a construção de um relacionamento saudável entre os três poderes: “A gestão pública tem que estar par e passo junto com o Ministério Público que é um parceiro da gestão pública. Os administradores, prefeitos e vereadores precisam compreender que somos companheiros na construção de uma sociedade melhor”.

O promotor Marcus Paulo Queiroz Macedo, procurador do Patrimônio Público da comarca de Araxá, afirmou que é necessário o trabalho integrado e preventivo para a garantia dos direitos.

Na oportunidade, a prefeita de Tapira, Maura Assunção de Melo Pontes, estava presente com a assessoria do município, em busca de estreitar relacionamento com os municípios vizinhos e conseguir informações acerca da otimização e eficiência nos investimentos públicos.