05 MAI 2015
PROMOÇÃO SOCIAL
Tapira recebeu curso do Cozinha Brasil

Entre os dias 27 e 30 de abril a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano e o CRAS promoveram a realização de um curso da Cozinha Brasil, do qual participaram aproximadamente 150 pessoas - a Construtora Medeiros Ltda também foi parceira.

A Cozinha Brasil é um projeto do SESI - Serviço Nacional da Indústria - que visa levar à população o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações. As aulas buscam combinar três ingredientes extremamente desejados na mesa dos brasileiros: qualidade, economia e sabor.

"O curso foi extremamente importante uma vez que esclareceu diversas dúvidas dos participantes acerca de temas como a forma correta de se armazenar, descongelar e manipular os alimentos, além de ensinar o preparo de receitas saudáveis e nutritivas. Todos estes são temas presentes diariamente no nosso cotidiano e, de agora em diante, poderemos aplicar as instruções do curso em nossas próprias casas, valorizando e contribuindo ainda mais para a saúde dos nossos familiares" - palavras da Sra. Maura Assunção de Melo Pontes, Coordenadora do CRAS e participante do curso.

"O curso do Cozinha Brasil foi uma grata experiência da qual pudemos participar da mobilização. Uma das exigências para que ele ocorresse era que fosse ministrado em um lugar bastante arejado e distante de perturbações urbanas como o barulho. Foi então escolhido o estacionamento do CETAP, área que agrega todas estas características. Outro ponto interessante de ser mencionado é que contamos com a participação de pessoas de todas as idades e classes sociais - em especial as mulheres, as quais se dedicaram muito durante as aulas ministradas com muita lucidez e clareza pelas nutricionistas Gisele e Ana Carolina" - destaca Rogério Neves Rezende, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Humano.

"Participei do curso juntamente com a nutricionista da escola e todas as cantineiras. O aprendizado que adquirimos nele foi grande e vai ser totalmente aplicado no preparo da merenda das escolas municipais. Estamos refazendo todos os nossos cardápios visando oferecer aos alunos refeições ainda mais nutritivas e saudáveis" - comenta a Sra. Veraluz Ribeiro Barbosa, Secretária Municipal de Educação.

Vale ressaltar que durante os três dias de curso a economia do município também foi movimentada: as instrutoras se hospedaram em pousadas da cidade e os alimentos manipulados nas receitas foram todos comprados junto ao comércio local.

Ao final do curso, além do certificado de participação, todos os alunos receberam um completo livro de receitas do Cozinha Brasil - que com certeza será bastante utilizado em suas cozinhas domésticas.