10 SET 2014
Tapira dá um enorme passo para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Um sistema compatível com a realidade da cidade. Agora e no futuro. Esse é o projeto arrojado de coleta e tratamento de 100% do esgoto gerado na cidade. Através do esforço da administração municipal, Tapira está cada vez mais perto de realizar as obras para captação adequada e construção de uma estação de tratamento de esgoto.

A vice-prefeita, Miriam, esteve em Belo Horizonte numa reunião com o superintendente da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, onde foram discutidos os detalhes da parceria entre a Fundação e o Município de Tapira para a elaboração do projeto e execução das obras de captação e tratamento de esgoto.

No final do ultimo mês, uma equipe da empresa ESSE Engenharia, responsável pela elaboração do projeto, se reuniu com profissionais da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Obras da prefeitura de Tapira. Nessa mesma data, visitas técnicas nos locais das obras foram realizadas para analisar a realidade atual do município e discutir as bases do projeto.

Vários fatores são levados em consideração para viabilização das obras, principalmente as condições de saúde da população e o impacto ambiental gerado com o esgoto sem tratamento.

A iniciativa da Administração Municipal é louvável. A preocupação com os problemas dessa natureza nem sempre é prioridade na administração pública, no entanto, contrária a esse pensamento, a atual administração de Tapira olha para o futuro e investe no bem estar da população observando também as questões ambientais.

Enquanto isso, o Plano Municipal de Meio Ambiente também está em andamento. O Departamento de Meio Ambiente do município espera ouvir a população para conhecer as expectativas e realizar ações, inclusive de educação ambiental, para conscientizar a comunidade da importância do sistema para o meio ambiente. A participação da comunidade é de suma importância para a tomada de decisões na elaboração desse plano. Por isso, quem se interessar em saber mais sobre o assunto pode procurar o Departamento de Meio Ambiente para se iterar e participar da construção do Plano Municipal de Meio Ambiente.