26 MAI 2014
PROMOÇÃO SOCIAL
Campanha contra Exploração Sexual Infantil atinge grande público

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano/CRAS, com total apoio da Administração Municipal promoveram na última sexta-feira, 23, durante todo o dia o encerramento da Campanha de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, deflagrada no último dia 18 e que durou uma semana, com atividades educativas, culturais e sociais apresentadas pelos alunos do CRAS e profissionais da área de assistência social.

Fechando a programação, foram montados três estandes em praça pública para abrigar as inúmeras ações desenvolvidas ao longo do dia para atrair crianças e adolescentes que estudam na rede pública de educação.

O Sargento Emerson Cláudio, responsável pelo PROERD em Tapira, abriu os trabalhos em um dos estandes abordando o tema Exploração Sexual de forma interativa, integrando as crianças e orientando sobre os riscos frequentes que ocorrem quando a rede de amigos não é da confiança dos pais, o relacionamento através de rede social na internet e evitar caronas com estranhos. Postagens de fotografias em redes sociais e os cuidados com o assédio sexual de pessoas próximas foram também abordados de maneira esclarecedora pelo Sargento que ficou o dia inteiro atendendo grupos de crianças. No mesmo local, alunos do CRAS agraciaram ao público com espetáculos teatrais e apresentações musicais.

Outra atração do dia foi apresentação de vídeos educativos num estande montado para esta finalidade. Quem visitou o local, teve oportunidade de acompanhar vários trabalhos de conscientização sobre o tema. Um terceiro espaço foi disponibilizado para que as crianças e os adolescentes pudessem expressar, através da arte, o que assimilaram sobre as atividades desenvolvidas.

Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS e Conselho da Criança e Conselho Tutelar, integrantes do Projovem Adolescente distribuíram material informativo (folder) sobre a importância da comunidade se manter alerta aos perigos que cercam as crianças. Além disso, os jovens se mobilizaram para a colagem de adesivos nos carros.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Maura Pontes, a campanha este ano atingiu as expectativas, tanto de público quanto de programação. “Foi grande a participação da comunidade, com a presença de pais, professores e públicos diversos. Nosso objetivo foi alcançado, mas não vamos parar, a proposta é dar continuidade, ao longo do ano, ao trabalho de conscientização em torno do problema que consideramos grave e que devemos atacar diariamente”.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Humano, Rogério Rezende, também comunga da mesma opinião e acrescenta: “a campanha foi realizada durante uma semana e procuramos aproveitar todos os eventos que ocorriam na cidade, naquele período, para divulgá-la. Levamos nossa proposta à Câmara Municipal, até aos moradores da zona rural e em todos os segmentos da área urbana. Atingimos 100 por cento dos nossos objetivos e com certeza vamos continuar nesta luta”, finalizou.