30 ABR 2015
Prefeito discute projeto da estrada Tapira - Passos

No dia 28 de abril o Prefeito Municipal, Sr. Lavater Pontes Júnior, recebeu em seu gabinete uma equipe de engenheiros do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

O motivo da visita dos integrantes do órgão nacional foi, juntamente com a empresa contratada para desenvolver projetos de execução, apresentar e discutir com o Prefeito Barroso um estudo de viabilidade sobre a estrada que liga Tapira a Passos, o qual está em vias de ser realizado.

O projeto de pavimentação do trecho Tapira - Passos da BR-146/MG faz parte do conjunto de obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - e tem como maior objetivo a criação de uma interligação asfáltica entre o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas.

Um dos temas abordados pela equipe do DNIT é que o estudo será realizado levando em conta o impacto da obra em três aspectos: economia, turismo e meio-ambiente. Ainda, segundo os mesmos, quanto ao impacto econômico, o que se projeta como mais viável antes da análise é que a ligação seja realizada por um caminho alternativo.

De acordo com esta tese, a passagem da estrada por Delfinópolis, cortando a parte sul do município de Sacramento, diminuiria em cerca de 40 Km a distância do trajeto da rodovia do que se a mesma atravessasse o município de São Roque de Minas.

No entanto, isso ainda é apenas uma tese, que será levantada pela empresa responsável pela elaboração dos projetos e que deverá ser amplamente discutida, levando-se em conta os impactos turísticos e ambientais, além do econômico, é claro.

"Recebemos em nosso gabinete a equipe do DNIT e da empresa que elabora o projeto de execução da rodovia Tapira - Passos e iremos dar todo o apoio para que os estudos avancem de forma a se encontrar uma solução que seja a mais adequada para a região. Está decidido que a rodovia passará bem próximo à cidade de Tapira e como ela será a principal ligação entre o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas nossa cidade ficará em uma localização privilegiadíssima" - destaca o Prefeito Barroso.

Uberlândia, além de ser a sede do maior polo atacadista-distribuidor da América Latina, possui um centro de recebimento, estocagem e distribuição dos produtos da Zona Franca de Manaus para todo o país. A rodovia, quando concluída, trará enormes benefícios econômicos relacionados à logística de distribuição, não apenas da produção uberlandense, como também de Uberaba e diversos outros polos menores da região.

Atualmente as duas ligações entre o Triângulo Mineiro e o sul de Minas são através da BR-050, que passa pelo estado de São Paulo e faz com que os produtos sejam encarecidos com a necessidade de pagamento de uma tarifa interestadual e; através da BR-262, passando por Bambuí - o que aumenta substancialmente o percurso.