21 OUT 2013
Inaugurada loja da Capal em Tapira

Na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, foi inaugurada a loja da Capal - Cooperativa Agropecuária de Araxá - em Tapira. Na presença de autoridades públicas, empresários, produtores rurais e polícia militar, a equipe da cooperativa apresentou a loja e os serviços prestados, numa solenidade que teve contou ainda com a benção do Padre Alvinar Santana.

O cooperativismo já era conhecido pelos produtores rurais tapirenses, que agora têm a vantagem de acesso rápido aos serviços prestados pela associação sem precisar percorrer maiores distâncias. Parcerias em projetos de gerenciamento de produção e industrialização com Sebrae e Faemg (Educampo e Balde Cheio)serão trazidas para a região, e deve atender principalmente as comunidades das Palmeiras, Tamboriu, Pantano e Alto da Serra.

O potencial de crescimento da Capal no município é grande, já que aqui são produzidos mensamente mais de 200 mil litros de leite. A inauguração da loja era uma necessidade antiga dos nossos agropecuaristas. O presidente da Capal, Alberto Valle Júnior, espera que todos os agropecuaristas conheçam os serviços e produtos para fortalecer a instituição, o que beneficia a todos: “Os cooperados são os donos da cooperativa. Isso incentiva a produção e nos faz mais competitivos no mercado. Queremos que nossos 1800 cooperados sejam considerados grandes empresários do campo”.

Esse crescimento é uma expectativa também do município. Para o Prefeito Municipal, Barroso, que firmou parceria com a Capal facilitando a instalação da loja, o Pro-Leite será um dos programas mais beneficiados, contando que a cooperativa industrializa a produção leiteira diretamente com a Itambé. “Em cinco anos a produção mensal de leite de Tapira quase triplicou. Além das vantagens de comercialização desse leite, que é de grande qualidade, a Capal traz pra cidade geração de emprego, progresso e crescimento”, afirmou o prefeito, que aposta na produção rural como o segmento de maior desenvolvimento do município.

Para o produtor Lázaro Carvalho, associado há 32 anos, a cooperativa oferece um ótimo regulador de preço, tanto de insumos quanto de produção agropecuária: “Além da competitividade de preço nos produtos usados no campo, a Capal oferece assistência técnica direto na propriedade e é uma grande facilitadora de industrialização da nossa produção”.

A Capal espera ainda abranger e aumentar o cultivo de grão (milho e soja) e café, aumentando a abrangência e desenvolvimento das atividades no município.